Competências emocionais trabalhadas na prática do tênis: estabelecimentos de objetivos

Você já pensou em como estabelecer os seus objetivos, ou de seus alunos/atletas no decorrer da carreira no tênis? O objetivo deste texto é orientá-lo, de uma maneira simples e prática, a encontrar o propósito do seu tempo de dedicação ao esporte, no decorrer do desenvolvimento do tenista.

O primeiro elemento que precisamos analisar para iniciar o processo de “estabelecimento de objetivos” é o momento do tenista. Durante o desenvolvimento do tênis, o indivíduo passa por etapas graduais em termos de dificuldades e exigências, que modelam e refinam o seu comportamento como praticante da modalidade. Cada etapa possui sua ênfase e os elementos apropriados que merecem maior atenção, tanto na perspectiva do tenista como na perspectiva da equipe interdisciplinar e, principalmente, da família.

A unidade de medida básica para obtermos referências do momento do tenista é a idade. Bijou (1993) caracteriza as fases do desenvolvimento humano por meio do aprendizado progressivo do organismo, do nascimento ao falecimento, ao longo do tempo e das experiências a que somos expostos nas diferentes fases do tempo da vida. Para o autor, “O desenvolvimento psicológico é caracterizado pelas progressivas mudanças nas interações comportamentais entre o indivíduo e as pessoas, objetos e eventos do seu ambiente” (Bijou, 1993, p. 12).

Enfatizando o desenvolvimento da criança como produto da integração das suas evoluções físicas e psicológicas com as habilidades adquiridas a cada ano de vida, interagindo e aprendendo nos ambientes em que se comporta, é possível dizer que, ao longo das repetições dessas interações, suas consequências — produzidas nos ambientes em que ocorreram os comportamentos — selecionaram e modelaram o repertório, o qual é reproduzido e refinado a cada um dos eventos ocorridos durante o processo de evolução do indivíduo.

Com base nessa perspectiva, podemos associar o potencial de evolução progressivo da criança desde o nascimento. Nos primeiros anos de vida, a maturidade física e psicológica é compatível com repertórios primitivos (“chorar”, “sugar”, “contrair as mãos e os pés”, “engolir”, etc.). Alguns anos depois, a criança é capaz de repertórios mais complexos (“andar”, “correr”, “pegar”, “falar”, “pedir”, “imitar”, etc.). Tais habilidades adquiridas de acordo com a idade da criança podem ser associadas às habilidades de um tenista, desde o primeiro dia em que pegou na raquete. Neste primeiro momento, acertar a bola era o objetivo a ser conquistado. No entanto, alguns anos depois, o tenista foi capaz de refinar as habilidades adquiridas e aprender novas, evoluindo o seu repertório comportamental na modalidade (“não errar”, “olhar na bola”, “dialogo positivo”, “dominar os pontos”, etc.). A partir da aquisição desse nível de habilidade, o tenista é capaz de estabelecer objetivos mais complexos e exigentes, como conquistar o seu primeiro torneio, por exemplo.

Analisando esse cenário, é possível perceber que integrar as capacidades físicas e psicológicas da criança, harmonizando-as com as exigências e expectativas esperadas dela no seu momento como tenista é o caminho para estabelecer objetivos possíveis, motivantes, coerentes e, principalmente, saudáveis para a idade da criança, adolescente ou adulto. A partir dessa referência, é possível prever, manipular e planejar o nível de dificuldade dos treinos, as competições, a exigência na cobrança, a maneira de interagir e ensinar e, principalmente, as expectativas dos treinadores, familiares e da própria criança com o momento e respectivos objetivos.

Para autoavaliar a coerência entre o momento do tenista e os seus objetivos e guiar os leitores no estabelecimento de objetivos no tênis, responda e reflita sobre:

Quais são as minhas capacidades técnicas, físicas e psicológicas?
Como posso melhorar e refinar essas habilidades?
Quais são minhas metas técnicas, físicas e psicológicas no tênis em curto (2 meses), médio (6 meses) e longo (12 meses) prazo?
Em quais dias e horários eu me dedico em função desses objetivos?
Como está a integração das pessoas (treinadores, família, amigos, etc.), estrutura (materiais, treinamento, alimentação, sono, descanso, escola, etc.) e eventos (amistosos, torneios, viagens, pré-temporadas, etc.) que participam e influenciam na conquista desses objetivos?

Lembre-se sempre de respeitar os limites do outro e de si mesmo, e lembre-se que o principal é concentrar a atenção e ficar sob controle dos indicadores fisiológicos do corpo (dopamina, adrenalina, respiração, batimentos cardíacos, etc.) e sociais (amigos, risadas, contatos, reconhecimento, etc.), que são variáveis que aumentam a probabilidade de ocorrência de comportamentos relacionados a alegria, diversão e prazer durante a prática do tênis, o que motiva cada vez mais a fluidez do seu desempenho na quadra.

REFERÊNCIAS:

BIJOU, S. Introduction: Psychological Development. In: Behavior Analysis of Child Development. United States of America: New Harbinger Publications, 1993, p. 12-15.

2018-02-28T17:08:51+00:00