Metodologia 2018-03-05T16:45:50+00:00

Metodologia

MÉTODO TENIS E PSICOLOGIA

Técnica inovadora que tem produzido evolução de desempenho e resultados para tenistas

COMO FUNCIONA O MÉTODO

Um dos conceitos chaves trabalhados nesta metodologia é a adaptação. No Tênis, a habilidade de se adaptar as diferentes situações, sejam adversas ou excitantes, durante o treinamento ou no jogo oficial. Este repertório comportamental é essencial para um bom desempenho em quadra, obtenção de resultados e, principalmente, produção de prazer e satisfação durante a prática do Tênis.

Com base no conceito de adaptação, essa intervenção comportamental pode ser aplicada em qualquer faixa etária (crianças, adolescentes, adultos e sêniors) e em tenistas de qualquer nível de tênis (iniciação, formação, competitivo, amador e alto rendimento).

O segundo conceito chave utilizado na aplicação da metodologia é a motivação. Criar condições que motivem os participantes a aprenderem novos repertórios para produzirem melhor desempenho no exercício é uma variável que influencia diretamente na atenção e na concentração do sujeito durante a execução da tarefa.

A intervenção consiste na aplicação de um exercício experimental dentro da quadra, o qual produz dados estatísticos que serão convertidos em um índice de desempenho. Após o exercício prático dentro da quadra, fora da quadra, ocorre o momento da análise performance. A estimulação verbal desenvolve a auto análise do tenista sobre o próprio desempenho no exercício semanal e o auxilia no estabelecimento das metas para a próxima sessão de treino.

No momento em que o participante atingir o critério exigido pela fase da metodologia que ele se encontra, a situação experimental será modificada e serão agregadas novas regras e variáveis, modificando as exigências das condições experimentais, que serão sempre proporcionais a dificuldade da etapa do método que o tenista se encontra.

Um conceito chave utilizado é a integração com os pilares do desenvolvimento. A atuação da psicologia integrada com informações relacionadas a rotina diária, dinâmica familiar, relação com os pais, amigos e com outros profissionais presentes no desenvolvimento do tenista na modalidade é fundamental para uma prática esportiva prazeirosa, saudável e, naturalmente, com resultados.

Semestralmente são realizadas reuniões coletivas que tem como objetivo fornecer um feedback sobre o trabalho realizado, bem como a atualização do plano de ação do participante, de acordo com a etapa do seu desenvolvimento dentro do processo de treinamento.

Cronograma de Aplicação

As etapas do treinamento são organizadas em blocos experimentais. Cada bloco de treino tem duração de seis meses, ou seja, numa frequência semanal de trabalho (duas horas por semana), é esperado que cada participante realize 24 sessões experimentais por bloco. Ao final do programa, o resultado máximo esperado de um participante em termos de frequência de treino é de 240 sessões experimentais, as quais foram submetidas a uma variabilidade de 10 tipos diferentes de condições, regras, pressões e exigências.

FASE 1 – Taxa de Acertos dos Golpes

Objetivos:
1) Adaptar o tenista ao modelo do exercício aplicado em quadra;
2) Identificar o nível de desempenho dos acertos em todos os golpes do tenista.

Resultados esperados:
1) Desenvolver organização e disciplina durante a aplicação da sessão experimental;
2) Aumentar o índice de acertos e o nível de regularidade nos golpes de base do Tênis.

FASE 2 – Taxa de Variação dos Golpes

Objetivos:
1) Identificar o nível de variações dos golpes do tenista;
2) Treinar o repertório de variação em cada um dos golpes do tenista.

Resultados esperados:
1) Aprendizado de todas as variações existentes no Tênis;
2) Aumentar o nível de variações em cada um dos golpes do tenista.

FASE 3 – Jogadas Padronizadas

Objetivos:
1) Identificar o nível de acertos de jogadas completas do tenista (Linha de Base);
2) Treinar o repertório tático e habilidades psicológicas em situações adversas e desconfortáveis.

Resultados esperados:
1) Aumento da variabilidade, solidez e eficácia do repertório tático;
2) Aprendizado e aperfeiçoamento de habilidades psicológicas relevantes para o tenista.

FASE 4 – Jogadas Padronizadas com Pontos

Objetivos:
1) Mensurar, observar e manipular os efeitos da Intervenção Comportamental;
2) Estabelecer uma unidade de medida para o tenista monitorar o seu desempenho técnico/tático/psicológico; 3) Estimular uma competição saudável e motivadora entre os tenistas da equipe.

Resultados esperados:
1) Aumento do índice de acertos em comparação a etapa anterior (Linha de Base);
2) Aumento do desempenho técnico/tático/psicológico em competições;
3) Competitividade saudável e motivadora entre os tenistas da equipe.

FASE 5 – Jogadas Criativas com Pontos

Objetivos:
1) Manipular os dados obtidos na etapa anterior em função de metas específicas do tenista;
2) Estimular a criatividade, autonomia e independência técnica/tática/psicológica em situações inesperadas.

Resultados esperados:
1) Evolução individual específica sobre as metas estabelecidas;
2) Generalização do repertório autônomo em competições e, principalmente, na vida pessoal;

FASE 6 – Jogadas Criativas com Variáveis

Objetivos:
1) Elevar a exigência do treinamento de habilidades psicológicas em situações inesperadas;
2) Refinar o repertório de adaptação e solução de problemas em situação competitiva;

Resultados esperados:
1) Evolução no desempenho em situações inesperadas, competitivas e de pressão;
2) Maior variabilidade no repertório de jogadas técnicas/táticas/psicológicas;

FASE 7 – Jogadas Criativas com Alvos

Objetivos:
1) Elevar a exigência do treinamento de habilidades psicológicas em situações de precisão técnica;
2) Selecionar repertórios táticos/técnicos/psicológicos de maior probabilidade de acerto entre os tenistas; 3) Estimular a competitividade em alto nível de exigência técnica/tática/psicológica;

Resultados esperados:
1) Refinar o repertório técnico/tático/psicológico do tenista em situações de alta exigência;
2) Repetições sistemáticas de experiências de acertos in the zone;
3) Auto confiança na criatividade técnica/tática/psicológica em jogadas diversas;

FASE 8 – Jogadas Criativas com Potência

Objetivos:
1) Elevar a exigência do treinamento de habilidades psicológicas em situações de alta intensidade;
2) Repetição sistemática de experiências de acertos, jogando em alta intensidade; 3) Desenvolver auto controle da potência dos próprios golpes;

Resultados esperados:
1) Evolução do repertório técnico/tático/psicológico em situações de alta intensidade;
2) Auto controle da aceleração dos próprios golpes;
3) Auto confiança em situações de aceleração e alta intensidade em competições;

FASE 9 – Jogadas Criativas em condições adversas

Objetivos:
1) Alternar variáveis técnicas/táticas/psicológicas em situações inesperadas;
2) Refinar comportamentos de fidelidade técnica/tática/psicológica;
3) Estimular a competitividade em situações inesperadas entre os tenistas;

Resultados esperados:
1) Instalar comportamentos de resiliência técnica/tática/psicológica no tenista;
2) Auto confiança no repertório adaptativo em situações variadas;
3) Tolerância a frustração e “muletas” competitivas entre os tenistas;

FASE 10 – Jogadas Criativas com Regras

Objetivos:
1) Aumentar a exigência no treinamento do repertório de fidelidade técnica/tática/psicológica do tenista;
2) Estimular habilidades psicológicas de atenção concentrada e difusa no tenista;
3) Estabelecer focos de concentração para indução do flow;

Resultados esperados:
1) Aumentar o desempenho técnico/tático/psicológico em situações fora da zona de conforto;
2) Restringir a atenção do tenista em estímulos relevantes para o estado de flow;
3) Competir in the zone;

Dúvidas Frequentes
O método é aplicável para todas as idades.
Iniciação esportiva – 03 a 04 anos até 09 e 10 anos
Formação – 09 a 10 anos até 16, 17 anos
Alto Rendimento – Atletas acima de 18 anos
Amadores – Adultos e Seniors
Cada módulo tem duração de seis meses, com frequência de duas horas semanais, totalizando 48 horas de trabalho aplicado por semestre. O programa completo de Formação de Tenistas Competitivos tem o total de 10 módulos, com duração máxima de cinco anos.
Sim! O método tem eficácia na produção de comportamentos relacionados a habilidades sociais, tolerância a frustrações e gerenciamento de pressão e estresse para o público adulto, praticante amador do tênis.
A metodologia vai auxiliar o tenista a desenvolver maior autonomia e auto confiança em suas escolhas e decisões, tanto na quadra como na vida. Evoluções no desempenho e nos resultados serão consequências naturais do processo e do aprendizado e aperfeiçoamento das habilidades psicológicas treinadas.
Nosso trabalho pode ser aplicado em qualquer local que possua uma quadra de tênis, bolinhas e um treinador. Entre em contato conosco para emitirmos uma proposta individualizada para a sua Equipe.
Não existem limites na aplicação de intervenções comportamentais no Tênis. Para todos os níveis e condições é possível criar situações e manipular variáveis que estimulem e produzam no tenista comportamentos relevantes para seu desenvolvimento e evolução na modalidade e, consequentemente, aumento de performance.