MARCELO ABUCHACRA
Conheça um pouco da história do fundador do projeto Tênis & Psicologia
COMO TUDO COMEÇOU
Olá Tenistas e Profissionais do Esporte, eu sou Marcelo Abuchacra, tenista, psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010), Especialista em Psicologia do Esporte pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento (2013) e Mestre em Psicologia Experimental pela PUC/SP (2016). Atuou em níveis de iniciação, formação e alto rendimento em modalidades como futebol, futsal, natação, basquete, MMA e, principalmente, Tênis.
A primeira publicação em Psicologia do Esporte aconteceu em 1928, nos EUA. No Brasil, a primeira pesquisa foi realizada por João Carvalhaes, com os jogadores da seleção brasileira de 1958. Desde então, muitos psicólogos brasileiros replicam estudos internacionais na nossa cultura, estimulam a produção científica dessa área no Brasil e atuam na prática com instituições esportivas, praticantes de exercícios, iniciação esportiva, formação e alto rendimento.
A minha vivência de sete anos como atleta agregada ao conhecimento científico da Psicologia desde 2006 me motivou a fundar a Tenis & Psicologia, com o objetivo de institucionalizar uma metodologia comportamental aplicada ao Tênis.
TEMA DE MESTRADO
Acesse o link https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16763 para ler dissertação de mestrado sobre o tema: Efeitos de uma Intervenção Comportamental
Psicologia do Esporte no Brasil
A metodologia consiste em uma intervenção comportamental aplicada para estimular e aperfeiçoar habilidades técnicas, físicas e psicológicas do tenista dentro da quadra, com o objetivo de produzir aumento de desempenho, resultados e prazer na prática da modalidade e, consequentemente, no desenvolvimento da própria vida.
Os principais comportamentos alvo do método são:
Benefício 1 – Autonomia e Independência
Benefício 2 – Habilidades Sociais
Benefício 3 – Tolerância as Frustrações
Benefício 4 – Desempenho sob pressão
Benefício 5 – Orientação Vocacional
NOSSOS PROPÓSITOS
Organização
Metodologia
Paixão
Ousadia
Respeito
Trabalho
Amor
Mobilidade
Educação
Naturalidade
Tolerância
Oligarquia
“Meu trabalho mudou muito, na verdade, posso falar que não consigo mais trabalhar sem essas pessoas comigo, faz uma grande diferença no treinamento dos meninos”
“Jogo tênis a 9 anos e utilizo a psicologia do esporte a 2 anos, o trabalho com o Marcelo me ajudou a ser mais concentrado nos estudos, tomar melhores decisões, com mais convicção, ter uma alto estima maior e ser mais independente.”
“Faço trabalho com a psicologia do esporte a 3 anos, o trabalho do Marcelo não só melhorou meu rendimento em quadra mas também me ajudou a me socializar melhor, me adaptar nos torneios, controlar ansiedade nos torneios.”